Campo recebeu hoje o Águas Santas e teve de se contentar com um empate depois de estar a vencer por 2 vezes, com a equipa forasteira reduzida a 9 jogadores!!!!!!

Na manhã deste domingo Campo apresentou um futebol muito fraco técnicamente, perde inúmeras chances, joga contra nove e apenas empata com o Aguas Santas. Apesar do resultado, Campo mantem-se na luta pela manutenção.

No onze inicial uma novidade. Messi iniciou a partida entre os titulares, mas acabou por ser menos um por ainda estar fora de ritmo de jogo. Assim Campo iniciou a partida com Júlio,Arezes,Carias,Pinto,Dani,Adélio,Joel,Xavi,Mouro,Messi,Pori. Parece que, definitivamente, Mouro ganhou a confiança do mister e se tornou titular da equipa.

O jogo começou muito truncado, campo pequeno, pouquíssimo espaço. A primeira chance de golo foi de Campo, uma arrancada de Mouro que assiste Messi, mas este chega atrasado e não fatura. Aos 16min, Mouro recebe na entrada da área e, sozinho, bate fraco para defesa do guarda redes. Aos 24min, Joel na marcação de um livre frontal quase abre o marcador. As melhores jogadas de Campo eram sempre pelo lado esquerdo com Mouro e Xavi a assistirem Pori. Campo vê um golo ser anulado depois de Pori assitir Joel que apenas teve de empurar para a baliza, decisão acertada da equipa de arbitragem.Em mais uma arrancada de Pori, que consegue recuperar a bola na lateral, flete para dentro da grande area e é derrubado pelo defesa,penalty prontamente assinalado.
Chamado a converter, Pori manda a bola ao poste mas o arbitro manda repetir por violaçao da grande area por parte dos jogadores do Aguas Santas, decisão muito contestada pelos forasteiros que resultaram na expulsão de um deles, como se vê no video foi muito bem repetido.Pori na segunda tentativa engana o guarda redes e faz o 1-0.
Logo de seguida Xavi é carregado na entrada da area e Joel na marcação do livre manda a bola para o bar.
Contra a corrente do jogo e em mais uma brincadeira da defesa, Carias e Júlio desentendem-se e o Aguas Santas aproveita para empatar no unico lance na 1º parte na nossa area!!!!!!!!!!
Novo livre para Joel mandar a bola rasar a barra, hoje não era o dia de Joel, completamente desispirado nos livres. E o primeiro tempo terminou como já vinham sendo todos os jogos: pouco talento, futebol fraco e o GDR Campo perdendo todas as chances de golo que apareceram.

Campo retorna para o segundo tempo com Tó no lugar de Messi que como referi foi uma nulidade e claramente uma aposta falhada do mister. Aos 5min, na marcação de um canto o guarda redes do Aguas Santas ficou só desviando com os olhos o cabeçeamento de Xavi com muito perigo. Pori foge pela esquerda e cruza para Tó que foi demasiado lento para perceber a jogada e perdeu uma chance de golo.
Carias marca um livre rápidamente e coloca a bola em Adélio que obriga o guarda redes a defesa apertada.
Nesta fase do jogo houve muitos cantos para a equipa da casa mas Joel raramente conseguia perigo na marcação dos mesmos.
Tó que tinha entrado continuava muito irriquieto e apenas lhe faltava determinação na conclusão dos lances de perigo que ia criado, esteve várias vezes na cara do guarda redes mas não conseguia marcar.
Pori tinha necessidade de vir á linha buscar jogo e Campo recentia-se disso, faltava alguem no centro de ataque com porte para segurar e furar a defesa.
Depois lá surgiu o golo, mas como era de esperar, não seria de bola pelo ar como se tinha jogado até então, Xavi recupera a bola e faz um compasso de espera, mete em Joel, este vê Pori a desmarcar-se e mete-lhe a bola, Pori depois assiste Mouro para um bonito golo de Mouro que tinha batalhado muito na 1ª parte.
Logo depois nova expulsão de um jogador do Aguas Santas e novo golo para os forasteiros em mais uma frangalhada do nosso guarda redes num livre a 30 metros.
Com o empate e com mais 2 jogadores, Campo decide jogar futebol directo!!!!! Com Pori,Tó, Mouro a frente de ataque tinha média de metro e meio, não dá pra futebol directo.
Mota entra para o lugar de Arezes completamente de rastos e cheio de fazer asneiras, mas não foi o único.
Se a ideia era dinamizar o meio campo, o tiro saiu ao lado, pouco ou nada acrescentou a ineficácia da equipa.
Logo de seguida entra Rafa para impor respeito na defesa do Aguas Santas mas a bola dificilmente lá chegava e quando assim é, nada a fazer.
Campo acabaria o jogo em cima do adversário mas a equipa estava completamente partida e nada ia nascer daquilo.
Um empate com sabor a derrota para os adeptos que preferiam ter visto a equipa a perder tentando realmente ganhar do que empatar sem nada fazer pra ganhar.
Mais uma vez Campo apresentou um futebol muito fraco e perdeu inúmeras chances de golo. No final da partida um adepto dizia que o Campo precisa sim de um camisa 9, um jogador que marque a diferença. Enquanto isso, Campo continua apresentando os mesmos defeitos de sempre: o lado direito da nossa defesa continua bagunçado, visto que o Arezes marca mal e comete muitos erros. No meio, Joel só tem posição garantida devido a saber marcar livres, pois vem fazendo partidas muito fracas, não marcando ninguém e não ajudando ofensivamente. Messi continua morto em campo. E o pior, Campo continua sem saber fazer golos. A necessidade de um 9 que saiba meter a bola pra dentro fica cada vez mais evidente!

Comentários Individuais:

* Júlio: Está ligado pela negativa ao resultado do jogo, no 1º golo faltou coordenação e no 2º estava a nanar.
* Dani: fez novamente uma partida segura.Tem marcado bem e atacado bem. Falta alguém para jogar com ele na direita.
* Pinto: fez uma partida discreta mas deu alguns espaços para o ataque.
* Carias: jogador que não passa muita confiança ali na defesa, é lento e estabanado. Hoje, comprometeu ao se desenter com Júlio.
* Arezes: fez uma partida pior do que nos outros jogos. Continua dando inúmeros espaços do lado direito e é péssimo no apoio, além de errar vários passes.
* Adélio: muito lento, não saiu bem para o jogo e não marcou bem. Deu muito espaço para a chegada dos atacantes do Aguas Santas.
* Joel: tem se mantido titular porque pode decidir jogos de bola parada. Fez uma partida muito fraca, errou passes e marcou muito mal. Novamente não auxiliou no campo da defesa.
* Xavi: fez uma partida mediana. Errou muitos passes e não fez a ligação com o ataque como se lhe pedia.
* Messi: claramente mostrou-se sem ritmo de jogo e sem confiança. Não correu muito, mais uma partida muito apagada e fraca técnicamente.
* Mouro: o jogador mais irriquieto e com vontade de lutar pelo resultado, nunca baixou os braços.
* Pori: isolado no ataque, descaiu muitas vezes para a lateral e isso tirou-o de jogo. Além disso, mais uma vez, perdeu golos.
* Tó: entrou bem melhor que o Messi, deu muita velocidade e entendeu-se muito bem com os conpanheiros, apenas faltou clarividencia na hora de acertar com a baliza.
* Mota: correu muito mas não rendeu.
* Rafa: pouco tempo!

Mais difícil de entender é ouvir que a saída é a nossa equipa ter de aprender mais a jogar contra equipa fechadas. Ou seja, escolher o estilo quase como um jogo de espelhos. É evidente que qualquer equipa tem de perceber que cada jogo, cada adversário, tem as suas especificidades, mas, em qualquer circunstância, o mais importante é criar (e manter) uma identidade. A solução nunca passa por a trair. Até, porque, em rigor, Campo (os seus tecnicistas) não tem vocação para jogar esse outro jogo.
A solução passa por potenciar cada vez mais o seu jogar e com essa qualidade técnica de toque e passe, fazer dançar o adversário que quer levar o jogo para esse lado mais lutador e directo. Isto é, trazer o jogo para o nosso território estilístico e nunca o contrário, ceder à proposta adversária do jogo mais combativo que nos é estranho e no qual não sabemos jogar.

A melhor forma de combater um estilo de jogo que nos é adverso e causa problemas, nunca passa por tentar jogar da mesma forma, chocando-o com os mesmos argumentos. Pelo contrário, passa por confundi-lo com outro tipo de argumentos (o nosso estilo) que, se bem potenciado, revela-se superior em campo. O grande segredo do sucesso é ter capacidade de falar uma linguagem técnico-táctica diferente e, com isso, construir um jogar de qualidade.
Em campo, isso passa por aprender a saber trazer um jogo que está a ser directo e de luta, para o campo mais apoiado e técnico. Só há uma fórmula para isso: posse de bola. A qualidade dos jogadores dá a legitimidade para poder pensar nesses termos, sem perder a paciência tão rapidamente como se tem visto na maioria dos jogos em que vê a bola sobretudo a voar por cima da cabeça.

Embora futebolisticamente primária, a tentação do nosso mister é, no entanto, natural. Porque o futebol está cada vez mais reactivo. O caminho para o sucesso através da adaptação à realidade, quando devia passar antes pela sua transformação, impondo, do treino ao jogo, o primado do nosso estilo de jogar bem.
Não quero dizer com isto que tenha feito mal em tentado o futebol directo, mas se a equipa está montada para jogar um futebol apoiado e com a bola no pé, a alteração para esse estilo de jogo teria de ser drástica e concerteza com outras peças do puzzle.
Com Picos e Rafa no banco, o mais lógico seria tirar os defesas laterais, fazendo recuar Adélio, Joel ,Xavi no meio campo, Pori como falso ponta, Mouro , Tó na linhas, Picos e Rafa no centro de ataque, isto seria um esboço mais lógico do futebol directo que se tentou jogar, mas agora já é passado e é tempo de olhar em frente.
No entanto ficam duvidas que gostaria de verem respondidas, entre elas:
O Messi não saiu mais cedo porquê?
O Pori vai continuar a falar penaltys até quando?
O defesa deles limpava as bolas todas porquê?
As jogadas estudadas no treinos vão ser aplicadas quando?
O jogo a acabar e o Pori vai lancar bolas na lateral?
Porque razão Picos ficou no banco e Rafa entrou só no descontos?

o próximo jogo é no próximo Domingo com o Juventude de São Martinho e uma vitória precisa-se.
Força Campo

Uma resposta »

  1. LG diz:

    Boa tarde, a todos

    Não podia deixar de comentar, algumas coisas que aqui foram ditas. Em primeiro lugar, por ter tido o prazer de conhecer todos os jogadores do GDR CAMPO (mesmo que o tempo tenha sido um pouco curto, devido a compromissos pessoais), não poderia deixar de expor, meu ponto de vista sobre o assunto aqui abordado pelo responsável do blog, e pelas palavras do mister Mário Costa.
    Primeira referência, é de lamentar com todo o respeito que me merece, todo o tipo de opinião, o teor das críticas aos jogadores do GDR CAMPO, tanto individuais como colectiva. No meu entendimento, qualquer um é livre de fazer comentários, quando os mesmos têm como objectivo a utilidade, o que não me pareceu de facto que fosse essa a intenção. Se de facto há jogadores que não estão a dar o seu melhor rendimento, à que procurar as causas, e motivar os mesmos, para melhores rendimentos. A crítica directa, individualizada, é o primeiro meio para provocar mal estar num grupo.
    Segunda referência, no meu ponto de vista temos uma boa equipa, e um excelente grupo, que necessita acima de tudo elevar seus níveis de concentração no campo, táticamente, não me parece que têm sido tão mau quanto se pretende passar, a melhor evidência disso mesmo, têm sido a excelente recuperação que este grupo têm conseguido. Contudo é um facto que existe lacunas, no plantel, mas também existe potencialidade, que só necessita de um trabalho mais efectivo, há com toda a certeza jogadores muito talentosos, não vou citar alguns nomes, como é óbvio, por uma questão de bom senso.
    Terceira referência, vai para o treinador Mario Costa, que não tive oportunidade de conhecer, mas os resultados e a forma como a equipa passou a jogar, é fruto concerteza de novas metodologias de jogo, dai a que dar mérito ao mister.
    Por último, reforço a ideia que todo o tipo de crítica deverá ser construtiva nunca no sentido de baixar os índices anímicos dos jogadores, que me parece que seja a causa primária, para que em determinados momentos do jogo, os resultados não sejam favoráveis à nossa equipa. Tenho a certeza que toda a equipa, sairá reforçada em busca dos resultados que caracteriza a qualidade do grupo.

    Abraços, para todos e confiança no trabalho desenvolvido!!

    LG

  2. Anonimo diz:

    Este vosso treinador é pena não estar noutro club,percebe de futebol e táticas como ninguem,estas semanas não tem treinado exercícios esotéricos?

    • Mario Costa diz:

      Se os tens no sitio anda fazer-me essa pergunta cara-a-cara que eu te darei a resposta. Tens-los no sitio?

    • Mario Costa diz:

      O carissimo, não penses que por aparecer o teu post debaixo de um cobarde anonimato poderás passar incólume…já ouviste falar no IP que identifica todos os computadores? Vê lá nao tenhas uma surpresa depois diz que há isoterismo pelo meio…

  3. mario marques diz:

    Tem calma Arezes, as coisas não funcionam assim, deixa o povo falar, ou nunca ouvis-te dizer..
    “por morrer uma andorinha não acaba a primavera”

    vamos em frente e contamos contigo.

    Meilinguer

  4. joel diz:

    Zona, nao ias te reformar.

  5. Mario Costa diz:

    Intervenho na defesa da minha dama de um modo quase telegrafico por manifesta falta de tempo. No geral concordo com as afirmaçoes feitas pelo relator, mas há afirmações especificas, gratuitas pouco rigorosas e desprovidas de verdade.
    1º O GDRCampo tem um modelo de jogo, construida a imagem do seu técnico em função das caracteristicas técnicas e capacidades fisicas dos seus jogadores;
    2º Esse modelo de jogo passa por um futebol apoiado de primeiro toque e em velocidade, evitando o contacto fisico directo, exactamente pela falta da capacidade de choque no geral dos seus jogadores e rasteiro, pela altura media da equipa se cifrar em numeros relativamente baixos;
    3º Este modelo de jogo mantem-se inalterado seja qual for o adversário. Em função do adversario, das condiçoes climatéricas e da disponibilidade do plantel apenas se altera o esquema táctico, escolhendo o que se afigura mais apropriado ou favoravel;
    4º No ultimo jogo, a equipa de Campo produziu futebol, fieis aos seus principos de jogo, futebol bem jogado. Em termos estatisticos obtiveram-se resultados que me deixaram satisfeito ( e eu considero-me um Tecnico exigente para este nivel competitivo; obviamente) pecando apenas na finalização ( pouca eficacia) e numa manhã infeliz do Guarda-Redes que sofreu dois golos que nao eram de sofrer;
    5º É MENOS VERDADE QUE CAMPO TENHA USADO A ESTRATEGIA DO FUTEBOL DIRECTO…utilizou esta estrategia somente nos minutos finais do desafio e já com Rafa em jogo, sem capacidade aérea na area seria muito estupido da minha parte colocar a equipa a jogar futebol directo com o desesperado “chuveirinho”; Isso aconteceu somente nos minutos finais de jogo,quando a clarividencia ja nao era muita e se passou a jogar mais como coração do que com a razão;
    6º O Eduardo nao faz lançamentos laterais, fez especificamente aquele (e só aquele) para provocar a amostragem do cartao amarelo…por meu entendimento e ordem, por um aquestão de “gestão de plantel”, nao me quero alongar mais sobre este assunto,mas, certamente que o relator deduzirá, ate porque conhece bem a escassez do plantel e a imporatancia dos jogos que se seguem;
    7º O Eduardo continua a marcar grandes penalidades, porque eu confio nas suas capacidades para o fazer. Falha? tem que marcar outra vez para aumentar a sua autoconfiança…Se quem falhasse grandes penalidades fosse afastado de as marcar, Baggio, Del Piero,Ronaldo, Giggs e recentemente Cardoso a partir do momento que tivessem falhado como falharam jamais teriam a oportunidade de se terem remido e espiado o “pecado”;
    7º E desilegante, injusto e vesgo o modo como faz a apreciação individual aos jogadores da Equipa. Os jogadores deram o seu melhor, dão sempre o seu melhor e darão sempre o seu melhor, estou convicto disso, porque os conheço muito bem…estes eram os bestiais que deram 3-0 ao Leocadenses e 4-1 ao Palme. São os mesmos que só nao ganharam em Carapeços porque a equipa de arbitragem não deixou, são os mesmos que fizeram umacorrida de trás para a frente e de um “honroso” ultimo lugar, estão agora num insignificante 8º lugar. Sei que ainda nada ganharam e nada garantiram, mas nao se adormece bestial e se acorda besta, eh pá! isso é noutras cavalarias de outros milhoes e de outras Galaxicas…
    8º Houve jogadas aplicadas no jogo que são treinadas…e nao foram tão poucas como isso. Aliás, nao poderá o relator falar de jogadas combinadas e se estas são treinadas ou não, porque as desconhece…e seria muito estúpido da minha parte trazer para o dominio publico identificar os nossos mecanismos e jogadas de entrosamento, mas pra sua informação até as bolas de saida são treinadas ( nada é deixado ao acaso) e elas foram aplicadas, mais do que uma vez…Agora, nem sempre o passe sai como o executante deseja,mas, que diabo, quando se tira a carta de condução ninguém treina para andar a atropelar peões, nem para se andar a enfaixar em árvores e postes e ha condutores a fazerem essas coisas todos os dias!
    9º O relator afirma:”O caminho para o sucesso através da adaptação à realidade, quando devia passar antes pela sua transformação, impondo, do treino ao jogo, o primado do nosso estilo de jogar bem” Oh pá,masisso qualquer simio sabe, mas na teoria, gostaria era de saber como é que isso será viável NUM UNICO TREINO SEMANAL já que o outro é de recuparação….oh pá ! sso é para os galácticos…com treinos bidiários em 5 dias por semana.
    10º A utilização dos jogadores tem a ver com a sua assiduidade aos treinos e com a coerencia das suas justifcaçoes quando faltam. Não me faz prurido nenhum colocar um jogador com 37 anos a jogar em detrimento de um de 22, desde que o mais velho treine com afinco e seja assiduo e o outro mais jovem….nem por isso. Exactamente porque tenho principios de jogo que para serem utilizados têm que ser treinados e se nao treina o atleta, mesmo sendo muito bom, não estando entrosado nao produz…atençao que um artista de circo, dá 70.000 toques sem deixar cair a bola e isso não faz dele um jogador de futebol. Não confundir o BIFE À MILANESA com o BIFE ALI NA MESA, nem a OBRA PRIMA DO AUTOR com a OBRA DA PRIMA DO AUTOR. Não sei se me fiz entender.
    10º Para finalizar, revejo-me no modo de jogar da Equipa que actualmente oriento, e para o nivel competitivo que é o Futebol Popular, pratica-se futebol de relativa “qualidade”…obviamente que poderei estar a cair no erro da coruja que achava os seus filhos os mais bonitos e sei que poderá haver sempre espaço para melhorar…mas, deixa-me que te diga, já PAGUEI para ver aquilo que seria um esperado espectaculo de futebol e de espectaculo apenas tinha as coreografias das claques na bancada, porque no magnifico rectangulo verde com jogadores profissionais pagos a peso de ouro, cheios de mimo e peneiras, nada se via.
    Ah e ainda estive sujeito a levar com o “very-ligth” no toutiço e a saída vi adeptos a esconder os cachecois e bonés bem fundo dos bolsos do casaco para não levarem na ” corneta” dos ultra “não sei quê”…portanto, não nos queixemos.

  6. kingzona diz:

    se todos os jogadores que critiquei fizessem como tu, estava tudo fodido, Arezes não leves como pessoal, nao tenho nada contra ti, e já foste muito importante na equipa e o teu futuro no GDR Campo será radioso.
    O jogo correu mal, tanto a ti como a outros, se te ofendi de alguma maneira, peço aqui publicamente “Desculpa” , não te esqueças que contamos contigo, agora que as coisas se complicam.

  7. Arezes diz:

    para não teres que falar mais de mim e para não prejudicar o clube informo que não vou jogar mais.

Deixe um comentário